segunda-feira, 31 de julho de 2017

Quando pensas que já viste de tudo...

Imagens retiradas do Google.

Já estamos todos muito fartos de saber que as pessoas são capazes de fazer mil e uma coisas menos corretas, mas mesmo assim ainda nos conseguem surpreender com uma grande dose de estupidez, malvadez, crueldade... Bom, tudo e mais alguma coisa. Aquilo ao que eu assisti hoje chocou-me um pouco, mesmo já sabendo que há pessoas que têm atitudes super erradas.


Tinha marcada para hoje uma consulta, às 9:30h. Com muita pouca vontade lá me levantei da cama, vesti-me, apanhei o cabelo com o meu elástico preto, calcei-me, peguei nas minhas coisas e saí de casa com o meu pai. Ele acompanha-me sempre que pode, não só porque é ele quem conduz e fica mais fácil irmos de carro, como também por se preocupar comigo (obviamente). Posso até nem mencionar onde fui, mas vou certamente contar-vos como correu o dia de hoje.

Primeiro, assim que cheguei à recepção, detestei. Não vou dizer que me trataram mal e insultaram lá, mas também não fui atendida com um sorriso simpático que fosse. Tudo bem que eram 9 e qualquer coisa da manhã e que as segundas-feiras são sempre mais difíceis, mas também não é preciso estar de trombas para uns, e para outros estar toda sorridente. Sim, senti como se a recepcionista nos tivesse detestado assim que nos viu. Ok, talvez já esteja meio paranóica... Mas lá que estava de trombas para nós e sorridente para os outros, estava. Só queria um sorrisinho que fosse, mas pronto.



Depois de nos indicar onde era o consultório e onde podíamos esperar, seguimos para esse mesmo sítio. Num sítio com quatro cadeiras, duas estavam ocupadas, e nós ocupámos as outras duas. Havia um rapaz que estava por ali em pé, a andar de um lado para o outro enquanto ouvia música nos seus fones. Mas não foi esse o problema. O problema foi um outro homem que chegou ali entretanto. Perguntou-nos se havia alguém para o psiquiatra, ao qual respondemos que sim. Perguntou de seguida quem era o psiquiatra que lá estava hoje, e nós respondemos que não sabíamos, uma vez que hoje era a minha primeira consulta.

Ao virar-se para se ir embora, o tal rapaz que estava em pé e a ouvir música apercebeu-se que provavelmente o homem podia precisar de ajuda, por isso apressou-se a retirar os fones das suas orelhas e, muito educada e amigavelmente, perguntou-lhe:   Precisa de ajuda?
Sabem qual foi a resposta do homem? Uma careta, um gesto com a mão como se o enxotasse. Desprezo total. Apenas saiu dali sem dizer mais nada, e eu fiquei com cara de parva a olhar para o homem enquanto percorria o corredor. O rapaz acabou por olhar para mim com uma expressão semelhante, e acabámos por encolher os ombros. Sinceramente não dá para perceber estes comportamentos! Mas não foi só isso que aconteceu!


Uns 10 ou 15 minutos depois, chegaram duas delas. Uma era uma rapariga, talvez um pouco mais velha que eu ou assim, e a outra parecia ser o seu pai. Não posso confirmar se era ou não, foi apenas o que me pareceu. A rapariga devia ter alguma... deficiência. Detesto dizer essa palavra, porque quando se fala em deficientes, as pessoas "normais" pensam nos deficientes como "anormais". E foi um pouco isso que eu presenciei hoje, pessoas a olhar para ela como se fosse uma anormal, um bicho, um animal de circo.

Não vos sei dizer que tipo de deficiência era ou até se é essa a palavra correta para o problema dela. Ela não andava "corretamente", imitava os típicos sons de um cavalo e tinha as mãos perto do peito. Num sítio onde também tinha 4 cadeiras, o pai ajudou-a a sentar-se numa das pontas, sentando-se ele na cadeira logo ao lado. A rapariga passava as mãos pelas coxas, continuando com alguns sons, dizendo palavras ao pai como embora, papinha, e outras que não entendi. Como devem imaginar eu não estava especada a olhar para ela, mas como ela estava no corredor de onde toda a gente vinha e de onde viria o psiquiatra, ela acabava por ficar no meu campo de visão.

O rapaz que andava por lá a ouvir música foi para um gabinete antes de ela chegar, mas assim que saiu e a viu, cumprimentou-a amavelmente e até lhe deu um beijo terno no topo da cabeça. Isso fez-me sorrir. Ver aquele gesto tão bonito aqueceu-me o coração. Eles deviam conhecer-se pois ele chamou-a por aquele que deve ser o seu nome próprio, e depois disso cumprimentou o senhor que me parecia ser o pai dela.

Mas depois disso... Chegaram duas senhoras. Uma morena, outra loira. Assim que chegaram perto da rapariga, a loira aproximou-se, ficando a escassos centímetros da rapariga deficiente. A mulher ficou pura e simplesmente ali, em pé, em frente à rapariga, a olhar para ela como se fosse um alienígena acabado de aterrar no nosso Planeta. Ficou simplesmente parada, especada a olhar. A morena não fez muito melhor. Ficou um pouco mais atrás, mas ia olhando também. Olhavam como se ela fosse uma anormal, mas eu acho que essas senhoras é que eram um bocadinho... Anormais. Elas nem sequer lhe falaram, nada de nada! Apenas ficaram a olhar!

A loira acabou por se ir sentar, mas não se sentou no lugar ao lado do senhor que devia ser pai da rapariga, não! Sentou-se a uma cadeira de distância! E a morena, o que fez? Ficou em pé. E sabem quando é que ela se sentou ao lado da loira? Quando a rapariga e o seu pai se levantaram e entraram no consultório. Eu sei que coisas como estas infelizmente acontecem, e que certamente acontecem coisas piores ainda... Mas ver isto com os meus próprios olhos chocou-me.

Fiquei super irritada logo àquela hora de manhã, e juro que ainda estou! Não ligues, esquece, é o mais provável eu ouvir ao contar isto. Mas não consigo esquecer isto, sinceramente. Como podem ser as pessoas tão mázinhas? Porque é que o são? Dá-lhes prazer ser assim? Talvez devesse dar o benefício da dúvida às senhoras e achar que também não fizeram por mal, mas... Ah, céus...

Parece que pedir por um mundo melhor e com mais amor é pedir muito, infelizmente. 
Beijocas, gente 


8 comentários

  1. As pessoas conseguem ser mesmo mesquinhas... Não podemos é deixar que a negatividade dos outros nos afecte!

    Beijinhos ♥
    http://marta-raminhos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, mas ontem fiquei mesmo irritada, grr!
      Beijocas ♡

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Conseguem mesmo! Apesar de saber que há pessoas que são más, aquilo chocou-me um bocado...
      Beijocas ♡

      Eliminar
  3. Okay, nem sabia que tinha conta aqui xDD é a Twi XP
    Venho a acompanhar alguns dos posts, mas pensava que nem tinha conta e normalmente nem comento... sorry >< normalmente venho ler porque partilhas no twitter, mas prometo que agora que sei que a conta do google sempre dá maravilhas... vou usá-la.
    Sinceramente ia comentar sem ter uma conta, porque tinha de falar sobre isto.
    Primeiro que tudo, acho que nem que seja 9 da manhã e nem que seja segunda feira uma pessoa que é a primeira pessoa que alguém vê quando vai a uma consulta se deve apresentar dessa forma e muito menos ter esse tipo de comportamentos... nem que seja segunda-feira.. é tipo... é seu trabalho e portanto ela tem de se comportar como a Beyoncé no palco... neste caso essa senhora teria de esquecer o mau humor matinal e fazer o seu trabalho. -.- (fiquei mesmo chateada por isso).
    Segundo o senhor... quer dizer afinal não precisava assim tanto da informação, porque para desprezar a informação que o rapaz poderia ter... não gosto nada disso, julgar as pessoas dessa forma. >< Irrita-me profundamente. Quer dizer, vai na volta ele levou com aquela mulher logo no início e também levou com as trombas dela, mas again tu também levaste e não és mal-educada com as pessoas!
    Claramente que o me deixou ainda mais chateada foi a forma como essas duas criaturas se comportaram... nem consigo descrever a forma como fiquei, espero que o karma trate delas porque sem dúvida que isso não se faz.
    Claramente que no meio disto o que eu mais gostei foi o beijo que ele lhe deu na testa, achei super, mas super querido da parte dele *-* já gosto desse rapaz pela forma como foi prestável e por ter cumprimentado a rapariga, foi mesmo querido.

    Beijinhos minha Nes, e prometo que agora que sei que posso comentar, vou andar mais atenta!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OMG, TWIIIIIIIIII! ♥ Que bom ter-te por cá, ó que alegria!
      Tu nem me digas nada! O senhor por acaso entrou segundos depois de mim e foi a ele (e a um outro) que a rececionista cumprimentou cheia de sorrisos. Talvez os trombudos se dêem bem...
      As outras duas criaturas tiraram-me do sério, mesmo. Foi super irritante e triste verem-nas a olhar para a rapariga como se fosse uma coisa de outro mundo. Ainda bem que há pessoas como aquele rapaz para dar amor a quem é tratado assim...

      Beijocas minha Twi, obrigada!! ♡

      Eliminar
  4. Estou chocada com tudo o que te aconteceu! Wtf? Como é que é possível isto acontecer nos dias de hoje!? Não compreendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai nem me digas nada! Deu-me para ficar irritada e chocada o resto do dia, e sempre que penso nisso até me dá uma coisinha...
      Às vezes penso que se calhar nesta altura do campeonato, em que tanto tentamos promover a igualdade, o amor, o fim da discriminação... Pensei que nesta altura já não houvesse tanto disto. Mas pelos vistos não. Em pleno 2017 ainda temos pessoas assim, que ficam paradas a olhar para uma rapariga deficiente como se fosse algo extremamente diferente e "mau". É horrível!
      Beijocas ♡

      Eliminar

» Todas as fotografias são da minha autoria. As que não são, serão devidamente creditadas. «

© Salty Ness. Design by FCD.