terça-feira, 1 de agosto de 2017

Livros ➟ Kissing Vanessa


Para quem sofria de uma valente preguiça e nem sequer pegava num livro para ler, agora ando a devorá-los a todos. Desta vez venho falar-vos de Kissing Vanessa, um livro de Simon Cheshire que eu já adquiri há uns bons anos, mas nunca cheguei a terminá-lo. Não que seja o meu tipo de livro preferido, mas na altura achei engraçado o título, pois o meu nome também é Vanessa. Uma vez que o livro estava a 3,50€ como mostra no autocolante azul que está na capa, pedi aos meus pais que mo comprassem, e eles assim o fizeram. Do que se trata então este livro? Cuidado, contém algumas informações que podem ser consideradas como spoiler, mas descansem... Não vou contar tudo, muito menos como acaba.



Kissing Vanessa fala-nos sobre o primeiro amor de Kevin Watts, um jovem de 15 anos que frequenta o 10º ano. É um grande amante de fotografia, péssimo em atrair raparigas, não é um rapaz popular e está tremendamente apaixonado pela nova aluna, Vanessa Wishart. Tem um amigo, o Jack, que é o garanhão que todas querem. Aproveitando isso mesmo, Kevin pede ajuda ao seu amigo para tentar conquistar a sua amada Vanessa.

Jack é tão bem sucedido com as raparigas que até começou a escrever um livro, "Lidar com a Namorada da Maneira Mais Fácil". Porém, as dicas da obra de Jack não parecem funcionar com Kevin, que no seu jeito atrapalhado, acaba por seguir no caminho perigoso do amor, comentendo alguns erros até mesmo sem querer.

Como já disse anteriormente, não é de todo o género de livro que costumo ler. Então, a que se deve as três estrelas que lhe dei?
Sinceramente, não foi assim tão mau como pensei que pudesse ser. A início comprei-o apenas por engraçar com o nome, uma vez que a rapariga tem o mesmo nome próprio que eu. E, sinceramente, naquela altura eu não via muitas pessoas com o mesmo nome, nem o via em filmes, novelas e assim. Não era um nome assim tão comum, e ver um livro com o meu nome (Vanessa), fez com que eu engraçasse logo com ele.

Pensei que ia ser algo um bocado cansativo de se ler. Meio parvo, que não fosse de todo aquilo que me dá prazer enquanto leitora. Mas não foi assim tão mau, confesso. Achei algo engraçado, até. Todos nós já passámos pelo primeiro amor e pelas complicações que com ele vieram. Normalmente fala-se mais no ponto de vista das raparigas, mas neste livro é o contrário.

O personagem também não é propriamente um cliché. Não é um grande nerd que sabe de tudo e mais alguma coisa. Não é o atleta que adora desporto e tem jeito para todas as atividades físicas. Não é, tampouco, popular por alguma outra razão. Ele é apenas um rapaz normal, que nem sabe bem interagir com as raparigas. Bom, pelo menos com aquela que ele tanto ama.

A única coisa que tenho a apontar acerca deste livro é a fala do personagem. Sendo o Kevin um miúdo de 15 anos, é estranho ver que ele fala às vezes de forma tão cuidada e formal, com as tais palavras caras e chiques. Claro que há pessoas de 14/15 anos que têm um vocabulário fantástico, óbvio! Eu por exemplo acho que era uma "naba" nesse aspeto.

Beijocas 


Enviar um comentário

» Todas as fotografias são da minha autoria. As que não são, serão devidamente creditadas. «

© Salty Ness. Design by FCD.